quinta-feira, 22 de janeiro de 2015

Cidadania Italiana. Como Reconheci a Minha Na Italia. 2°Parte. Chegando à Italia, do 1° ao ultimo procedimento.

 Meu nome é Ivone. Vou contar em detalhes desde minha chegada à Itália.

 Eu morava na França já há algum tempo e meu passaporte estava com o visto vencido há mais de três meses da minha ultima viagem ao Brasil.
 Fiquei com receio de embarcar direto à Itália. Minha filha e meu genro decidiram me levar à Londres de carro, para que eu embarcasse de la'. Comprei passagem de avião de Londres à Itália.
 Três dias antes da data marcada nos dirigimos à Londres, (aproveitei os três dias para conhecer a linda capital do Reino Unido).
 Na fronteira não tivemos problemas, pediram os passaportes e perguntaram o porque da entrada em Londres. Meu genro disse que queríamos conhecer a cidade, desejaram boa estadia e seguimos viagem.
 Final do 3°dia, do aeroporto de Londres embarquei para a Itália.

  Enfim em solo italiano, desembarquei no aeroporto Marco Pólo, não pediram nada, só carimbaram o passaporte. (Esse carimbo é essencial como prova de chegada, usado para fazer a residencia. Quem chega de algum pais da Europa (Espaço Schengen) deve guardar o bilhete de avião como prova se o passaporte não for carimbado (geralmente não é) valido como declaração de presença.

 O aeroporto Marco Pólo não fica longe de Veneza e da cidade onde me hospedei para reconhecer a cidadania, "Bassano del Grappa" linda cidade turística!!!. O pessoal das repartições publicas são gentis atenciosos e bem informados sobre o processo, procuram auxiliar no que é possível para facilitar a pratica.
 Quando sai do aeroporto tinha uma pessoa me esperando para me conduzir ao Ostello, (tipo de pequeno hotel, bem simples, sem luxo, mas limpo organizado e não caro). Com a vantagem de ter uma cozinha em que podemos preparar nossa própria refeição sem ter que gastar em restaurantes diariamente.
 Nesse Ostello tem sempre muitos brasileiros hospedados reconhecendo a cidadania, (fiz amigos inesquecíveis, todos procuram se ajudar mutuamente. Esse Ostello da' o atestado de residência (carta d'ospitalità) para fazer a inscrição anagrafica, (sem o qual é impossível fazer a pratica).

 Ja' instalada e pronta para o que desse e viesse dei os seguintes passos (acompanhada)

1°passo: Fomos à Questura fazer a declaração de presença (Dichiarazione di Presenza). Levei o passaporte carimbado.

2°passo: Ufficio anagrafe do comune fazer a residência, levei a carta d'ospitalità que o Ostelo fornece. Levei o Passaporte, a Dichiarazione di Presenza e Copias de todas as Certidões Traduzidas e Legalizadas pelo consulado italiano no Brasil, para verificação.

3°passo: Aguardei a visita do vigile (oficial do comune (cidade) para confirmar a presença no Ostello). Ele passou 7 dia depois de eu ter dado entrada na residência, como eu não estava presente no momento, disseram que eu estava fazendo turismo na cidade próxima. O vigile deixou uma data para que eu comparecesse na próxima semana na (Questura) policia que trata do assunto, para confirmar a residência. (a confirmação da residência demora mais ou menos 30 dias). Nesse meio tempo fui ao Ministero della Finanze solicitar meu Códice Fiscale, que equivale ao CPF brasileiro. Na hora eles fornecem uma folha onde estão impressos seus dados e o n° do Códice Fiscale. Depois de alguns dias recebi o cartão plastificado (entregaram no Ostello).

4°passo: Ufficio Stato Civile, para protocolar o requerimento da Cidadania Italiana. Apresentei todos os "Documentos Originais". Me forneceram uma declaração onde atestava que tudo foi visto e estava tudo correto para o reconhecimento da cidadania. Foram gentis e atenciosos, não complicaram em nada. Eles iriam em seguida pedir ao Brasil a Non Renuncia do italiano, era so' aguardar. (as vezes demora um pouco para chegar dependendo da nossa jurisdição).
 Se o processo passar de 3 meses, antes de expirar os 90 dias é preciso solicitar o visto de permanência na Itália, ( Permesso di Sioggiorno in Attesa di Cittadinanza) esse visto é valido para permanecer até 1 ano na Itália. (Eu não precisei, porque meu processo ficou pronto em 3 meses).

5°passo; Chegando a Non Renuncia ao comune, o Oficial entrou em contato para eu comparecer e assinar o Riconoscimento della Cittadinanza (Reconhecimento da Cidadania). E' preciso levar consigo uma Marca da Bolo que se compra em qualquer Tabbaccheria, (um selo) para colar no formulário e 3 fotos recentes. (Faça 6 fotos, vai precisar para o passaporte).
 Aguardamos um pouco (la' mesmo), para que o Sindaco do Comune assinasse e fosse feito o registro e a transcrição das certidões. Fui chamada para assinar e recebi na hora os documentos transcritos e minha Carta d'Identita' (carteira de identidade) italiana. Ri e chorei ao mesmo tempo emocionada, eu ja' era finalmente uma "Cidadã Italiana", orgulhosa e reconhecida pela minha persistência.
 Fiz fotos e comemorei com os amigos (brasileiros que estavam ainda aguardando o seu reconhecimento) e com amigos italianos que acompanharam minha tragetoria.



6° e ultimo passo: No mesmo dia fomos à Questura (outro departamento) pedir o meu "Passaporto Italiano", munida de 2 fotos, a Carta' d'Identita' ( que eu acabava de receber) uma Marca da Bolo (paguei 40 euros), e o comprovante de uma taxa paga no valor de 44 euros. Recebi um comprovante com a data de retirada do mesmo, no prazo de 15 dias. Deixei esse comprovante com a pessoa que retiraria o passaporte e me enviaria por correio, (o que foi feito, recebi em minha residência na França).
 No mesmo dia, final da tarde fui levada ao aeroporto Marco Pólo de onde embarquei a noite para a França, onde resido ainda hoje com todos os direitos de todos os europeus.
 Que direitos? Todos!!! viajar livremente, trabalhar com contrato assinado, estudar em qualquer pais da Europa, (não é meu caso, já passei a fase) alugar ou comprar imóvel, conta bancaria, créditos...

 Tendo retomado minha vida cotidiana, depois de alguns meses fui ao Consulado Geral da Itália aqui em Paris fazer minha inscrição no A.I.R.E (Anagrafe dos Italianos Residentes no Exterior)  e mudar meu endereço da Itália (eu constava residência na Itália durante o processo) para a França, em meu atual endereço.
 E' obrigatório se inscrever no A.I.R.E e atualizar o endereço de residência, ou seu endereço continuara' a constar na Itália. Na hora que precisar renovar seu passaporte italiano, o Consulado Geral da Itália de sua jurisdição não podera' faze-lo porque você não esta' inscrito no A.I.R.E.

 No próximo poster vou contar como meu filho reconheceu sua Cidadania, na mesma cidade usando minha pasta de documentos...
 Minha prima em 3° grau (nem conheço pessoalmente) reconheceu também a dupla cidadania, na mesma cidade, com minha pasta de documentos, acompanhados do sr Nicola, pessoa competente correta e generosa,  cobrando pouco pelo trabalho. Se alguém tiver interesse aqui vai seu contato nicolabrunoseminara@gmail.com.

"Essa pratica toda desde a chegada na Itália não fiz sozinha, fui acompanhada por uma pessoa que me assessorou (sem ser Assessor Profissional mas que trabalha bem e cobra pouco) eu não falava a língua italiana, (o que é fundamental pois nas repartições publicas eles so' falam italiano)."

Espero que meu relato possa auxiliar as pessoas que estão querendo o reconhecimento da sua cidadania italiana. e estão lutando por isso.
Boa sorte à todos.




Nenhum comentário: