sábado, 17 de janeiro de 2015

Cidadania Italiana. Como Reconheci a Minha Na Italia. Desde o Inicio.Doctos, dicas de sites p/pesquisa.

Nesse blog vou contar em detalhes como reconheci minha cidadania na Itália (Sou uma pessoa comum que não visa nada, (não sou assessora, não trabalho com cidadania) meu objetivo é passar minha experiência e tentar ajudar aqueles que pretendem reconhecer a sua.

Como procurei os documentos do meu ancestral no Brasil e na Itália;

Modelos de cartas e emails para enviar às comunes (cidades), paroquias e curias da Itália;

Cidade onde foi feita, sem burocracias e complicações. Linda cidade turística da Itália, à poucos km de Veneza, Padova... (da' para aproveitar e fazer um pouco de turismo gastando pouco).

Hospedagem que emite atestado de residência (sem o qual não é possível fazer a pratica), sem precisar alugar um imóvel, que é complicado e pode sair mais caro.

Enfim, vou passar à quem interessar, minha experiência em detalhes e também do meu filho, que apos reconheceu a dele sem complicações.
Maravilhosa cidade da Itália onde reconheci minha cidadania. Bassano del Grappa.


                                                     Vamos ao que interessa:
A pior fase é a procura dos documentos dos ancestrais.
  Comecei indagando aos parentes mais idosos de onde vinha meu avô da Itália. Ninguém sabia de que região ele veio ou cidade em que nasceu, mas sabiam onde ele morou e se casou no Brasil.
 Entrei em contato com o cartório da respectiva cidade, via email. Eles me enviaram o certificado de casamento em inteiro teor, porem não continha a data de nascimento nem a cidade onde nasceu, apenas a idade quando se casou no Brasil.
 Pedi então no site ( Projeto Imigrantes ) a lista de dados do meu italiano que desembarcou no Brasil.
 Eles me enviaram por correio, porem não continha a cidade de onde veio nem a data de nascimento, mas que embarcou no Porto de Verona.
 Juntando as informações cheguei a concluir uma data aproximada do nascimento e da Região da Itália, (o que ajudou muito).

Enviei muitas cartas por correio e muitos emails aos comunes (onde haveria a possibilidade de encontrar o documento), curias e paroquias da Itália. Procurava pelo nome e sobrenome, mas esse não constava existir na Itália em nenhum site que pesquisei, (como a maioria dos imigrantes, ao desembarcar no Brasil teve seu nome adulterado).
 Pesquisei então pelo nome mudando as grafias e quando encontrava, enviava cartas e email aos comunes, curias... eu so' recebia respostas negativas, (eles são gentis e respondem), mas eu não desistia, passava madrugadas na net, até que um amigo de uma comunidade Ítalo-Brasileira me indicou um italiano que morava na Itália e fazia procura de documentos.
 Entrei em contato com essa pessoa via email e ele me passou um valor x pelo trabalho.
 Me comuniquei com meus familiares que também se interessaram em obter a cidadania, (e entraram por sua vez em contato com outros membros da família que eu nem conhecia pessoalmente). Todos concordaram em fazer um rateio e dividir o gasto pois beneficiaria à todos.

Contratei a pessoa indicada (um italiano corretíssimo), em menos de um mês eu estava com o certificado de nascimento (estratto dell'atto di nascita) e batismo nas mãos com o carimbo da curia, (esse documentos tem que ter a autenticação da curia da região ou não tera' valor).
 Quando pesquisei o sobrenome deixei de tentar uma grafia, (uma simples vogal) e foi ai que a pessoa encontrou. (Seu eu tivesse tentado mais essa grafia diferente no sobrenome, eu mesma teria achado), mas valeu a pena o pagamento.

Com esse documento em mãos, pedi ao cartório do Brasil os documentos referentes ao casamento, e óbito do meu ancestral (avô). Pedi também os documentos do meu pai; nascimento, casamento e óbito, (tinha um erro no nome do meu pai e o próprio cartório se encarregou de enviar ao juiz para autorizar a retificação, (claro que paguei um pouco mais por isso, ( não foi muito e, não precisou de advogado).  Muita gente diz que isso so' pode ser feito por advogados, isso não é verdade, na maioria dos casos de nomes e datas é preciso se informar com o cartório se eles fazem a retificação pedindo a autorização do juiz. Nomes e datas tem que estar coerentes em todos os documentos, ser em inteiro teor e autenticadas.

Nesse meio tempo, eu entrava todas as noites no site do Consulado Italiano de SP até abrir vagas para marcar a data da legalização de todos os documentos. Atualmente com o Tratado de Haia não é feita a legalização no consulado e sim nos cartorios.

Pedi a CNN do italiano ( Certidão Negativa de Naturalização) no caso meu avô, geralmente é negativa porque naquela época muito poucos se preocupavam em se naturalizar brasileiros, ( ao pedir a CNN é preciso colocar no formulário todas as variações de nomes e sobrenomes).

Pedi então aos cartórios meus documentos pessoais desde o nascimento, todos atualizados, em inteiro teor e autenticados.

Juntei todos os documentos desde o meu avô nascido na Itália até os meus, (menos a certidão de nascimento do italiano que ja' vem traduzida da Itália) mandei traduzir para a língua italiana por um tradutor juramentado e com firma reconhecida em cartório.

Enviei tudo ao ERESP (porque somos de SP), via correio, para o reconhecimento. Recebi de volta em duas semanas via correio mesmo, sem pagar nada por isso.

Tudo pronto e conferido nos mínimos detalhes !!!
 Chegou o esperado dia de comparecer ao Consulado Italiano para a legalização final. Essas ultimas etapas foram feitas por meu filho que morava em SP, atravez de procuração que fiz em seu nome. Moro na França já ha' alguns anos e não poderia cumprir pessoalmente essas etapas.

Meu filho apresentou-se na data marcada pelo consulado, com a procuração, sua identidade e meu comprovante eleitoral onde estava impresso meu endereço, (quando estive em SP transferi meu endereço eleitoral para o endereço dele alguns meses antes).

No Consulado Italiano. Quando foi chamado ao guichê, apresentou todos os documentos. A pessoa verificou, tudo correto, deu-lhe m boleto para pagar no banco (que era próximo) pelas legalizações.
 Voltando ao consulado com o comprovante pago, aguardou um pouco e recebeu em mãos os documentos legalizados e prontos para apresentar na Itália.

Ufa!!! Missão cumprida no Brasil.

Se dirigindo à Itália. Vou contar em detalhes como foi no próximo poster, mas aqui vou indicar abaixo os documentos necessários para esse processo no Brasil, ( onde pesquisar, modelos de cartas em italiano para enviar às paroquias italianas (muitas não são ainda informatizadas é preciso enviar por correio), email de comunes, curias...

                                                  Documentos necessários

Do ascendente nascido na Itália: ( avô, bisavô, tataravô... não tem limite de geração)
 Certidão de nascimento ou batismo, original (strato dell'ato di nascita). Esse documento deve ser solicitado na Itália, na cidade (comune) onde nasceu o italiano. Provavelmente esta' em igrejas (paroquias), naquela época quase não existiam cartórios e os nascimentos eram registrados nas igrejas no ato do batismo. Deve então ser solicitado na paroquia e deve conter o reconhecimento da curia da região, bem como a certidão de casamento se ele se casou na Itália, (se casou no Brasil a certidão brasileira) e óbito.
CNN (Certidão Negativa de Naturalização) so' do italiano.

Dos requerentes:
 Todos os registros civis em inteiro teor e autenticados; nascimento, casamento, óbitos e processos de divorcio (se houver), desde quem transmite a cidadania até o requerente. (não são necessários os registros civis dos cônjuges).
 Comprovante de endereço do interessado: luz, agua, certificado eleitoral, comprovante de aposentadoria ou pensão, matricula de ensino. (todos devem constar o próprio nome e endereço.

                                                     Endereços e sites uteis
Site: www.projetoimigrantes.com.br  (para pedir lista de nomes dos italianos que desembarcaram no Brasil, (SP).
Site: Imigrantes Italianos  Muitos endereços de email de comunes, curias...
Site: Familysearch

Endereço Consulado Italiano SP  Av. Paulista n. 1.963.

No próximo poster vou contar em detalhes como cheguei à Itália e como foi o processo todo até o final. Também como meu filho e uma prima reconheceram na mesma cidade com minha pasta.

Espero ter ajudado com meu relato.
Boa sorte à todos.















                                                       

Nenhum comentário: