Tragetoria do meu filho reconhecendo sua cidadania na Itália utilizando minha pasta de documentos em Bassano del Grappa.
Meu filho com os seus documentos legalizados pelo consulado italiano de SP. veio à França onde eu resido.
Partindo de Paris, foi à Itália na cidade de Bassano del Grappa. La' chegando, no aeroporto estava um amigo meu esperando por ele (esse amigo italiano, conheci em Bassano (me acompanhou em tudo) recomendei à meu filho, prima e muitas pessoas que me pediram seu contato e ficaram satisfeitas com o resultado). Esse sr. Nicola, ajuda com o acompanhamento desde a chegada no aeroporto até a partida com a cidadania reconhecida, conduzindo ao aeroporto de volta para casa. Acompanha em todo processo até o final. Desde levar às compras, fazer turismo aos arredores de Bassano (sem cobrar mais nada por isso)... ele não é assessor profissional mas conhece todo os procedimentos nas repartições publicas, é uma pessoa do bem, honesto e generoso, fala varias línguas. Agradecemos à ele por ter nos auxiliado em tudo. Seu email à quem se interessar, ( nicolabrunoseminara@gmail.com
Meu filho foi conduzido ao ostello onde eu também estive hospedada (ótima hospedagem e preço baixo) e que fornece (dentro da lei) o atestado de residencia.
No aeroporto da Itália não carimbaram seu passaporte porque ele estava chegando da França que pertence ao Espaço Schengen. (quem chega de fora do Espaço Schengen recebe o carimbo no passaporte).
Meu filho pensando que o bilhete de avião não serviria para mais nada, amassou e jogou no lixo do seu quarto.
No dia seguinte à sua chegada, logo cedo, acompanhado do sr. Nicola e com o atestado de residencia ja' em mãos fornecido pelo ostello, foi à Questura começar os procedimentos, primeiro passo fazer a Dichiarazione di Presenza (declaração de presença).
Como seu passaporte não foi carimbado ele teria que apresentar o bilhete de avião, (prova de sua chegada à Itália), sem o qual não poderia ser feita a declaração de presença.
Foi um choque!!! meu filho ficou sem folego, tinha amassado e jogado a prova no lixo!!!
A sra. que os atendeu na Questura, muito gentilmente disse à ele que voltasse ao ostello e recuperasse o bilhete, mesmo amassado ela faria o possível para desamassar e fazer xerox. Ela assim o fez e deu certo. A partir dai eles seguiram todos os passos necessários.
Minha pasta de documentos no comune ja' estava aberta, ele so' teve que apresentar seus documentos pessoais, também minha prima fez o mesmo utilizando minha pasta.
O comune de Bassano del Grappa em meu entendimento é uma das melhores cidades da Itália para fazer o reconhecimento da cidadania, eles tem muita experiência com o processo e procuram facilitar o máximo possível para agilizar.
Ver todos os passos na postagem (Como Fiz a Minha Na Itália 2° parte)
Espero ter auxiliado com nossa tragetoria, àqueles que querem ter sua cidadania reconhecida na Itália.
Meu filho hoje também mora aqui na França com todos os direitos de um europeu. Valeu muito nosso esforço.
Boa sorte à todos.